Esta minha primeira viagem irei
realizar com uma XTZ Ténéré 250
Blueflex 2016.
A novidade da marca dos diapasões agora conta com a
tecnologia BlueFlex, que permite o abastecimento com gasolina, etanol ou a
mistura de ambos os combustíveis em qualquer proporção. Seu tanque tem
capacidade para 16 litros, sendo 4,8 litros de reserva.
A
Yamaha Ténéré 250 Blueflex 2016 vem equipada com um motor monocilíndrico,
de arrefecimento misto (conta com o auxílio de um radiador de óleo) e 249,45
cm³. Com comando simples no cabeçote (SOHC), tem potência máxima gerada de 20,7
cv quando abastecida com gasolina e de 20,9 cv caso a moto esteja com etanol,
ambas atingidas a 8.000 rpm. O torque é de 2,1 kgfm com etanol e 2,09 kgfm com
gasolina, disponíveis a 6.500 giros.
Outro grande destaque é a
traseira, que ganhou novo bagageiro com capacidade de carga aumentada de 4,7 kg
para 7,0 kg (incluindo peso do bauleto) e alças de apoio lateral mais
ergonômicas, em alumínio, além da lanterna de LED’s e protetor de
escapamento em preto fosco.
O novo desenho da chave vem junto com
a introdução do painel totalmente digital com iluminação branca em
LED, inspirado no conjunto que equipa a Super Ténéré 1200. Traz indicador ECO,
que acende quando o motor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência,
indicando uma pilotagem mais econômica, além de velocímetro e hodômetros com
funções total, duas parciais (TRIP-1 e TRIP-2) e “Fuel Trip” (de reserva de
combustível). Por fim, tem relógio e tacômetro, e ainda as luzes indicadoras
(piscas, Blueflex, farol alto, neutro e alerta de motor).
O modelo vem equipado com freios a disco, sendo o
dianteiro de 245 mm de diâmetro e pinça com dois pistões e o traseiro de 203 mm
de diâmetro com pinça de pistão único. As rodas raiadas ainda são de aço
(merecia alumínio), com pneus Metzeler Tourance 80/90-21 M/C 48S na
dianteira e 120/80-18 M/C 62S na traseira.
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